HOME | RESULTADO DAS ENQUETES | VOTE NA NOSSA ENQUETE

sexta-feira, 6 de março de 2009

Como Inserir Drivers no CD do Windows XP

Neste tutorial você aprenderá como inserir seus drivers no CD de intalação do seu Windows XP.
Muito útil, por exemplo, para quem tem HD SATA e não possui drive de disquete.
Você poderá baixar o driver para controladora SATA do site do fabricante, ou procurar no seu CD de drivers, que normalmente vem junto do seu PC adquirido.
O programa mais prático e intuitivo para se fazer um CD do Windows XP personalizado é o nLite. O nLite permite que se insira ou remova muitos outros componentes, mas aqui será abordado apenas a adição de driver.

Vamos ao passo a passo:

1. Baixe o nLite, clicando Aqui!

2. Instale o programa pelo seu Setup;

3. Antes de usar o programa será necessário que copie todo o conteúdo do CD do seu Windows XP para uma pasta no seu HD.

4. Depois de ter copiado todo o conteúdo do CD em uma pasta e programa instalado, abra-o e terá acesso a tela inicial do mesmo para que seja escolhido o idioma de sua preferência, neste caso, Português BR;

Imagem 01 Clique Para Visualizar

5. Escolhido o idioma, clique no botão NEXT, no canto inferior direito e na próxima tela o mesmo já estará com a linguagem de inferface de sua preferência;

Imagem 02 Clique Para Visualizar

Clique no botão PRÓXIMO e visualizará a tela seguinte;

Imagem 03 Clique Para Visualizar

6. Aqui você deverá selecionar a pasta onde estão os arquivos de instalação do seu Windows XP. Para isso, você deverá previamente ter copiado o todo o conteúdo do CD do seu windows XP numa pasta, pois não tem como o programa inserir os drivers diretamente na mídia.
Feito isso, basta clicar no botão SELECIONAR no canto superior direito e localizar a pasta onde estão os arquivos de instalação do seu XP. Depois disso a tela mostrará as informações do CD;

Imagem 04 Clique Para Visualizar

7. Clique no botão PRÓXIMO e outra tela se abrirá;

Imagem 05 Clique Para Visualizar

8. Clique no botão PRÓXIMO novamente;

9. Nesta tela está o menu de opções do nLite;

Imagem 06 Clique Para Visualizar

10. Pousando o ponteiro do mouse sobre os botões, você terá as informações sobre cada opção;

Imagem 07 Clique Para Visualizar

11. Selecione a opção "Integração de drivers" e "Criar uma imagem Iso auto executável", em seguida, clique no botão PRÓXIMO;

Imagem 08 Clique Para Visualizar

12. Na próxima tela, clique no botão a INSERIR;

Imagem 09 Clique Para Visualizar

13. Clicando nesse botão você tem duas opções de localizar os drivers: Somente um driver ou pasta com vários drivers;

Imagem 10 Clique Para Visualizar

Se escolher a opção "Somente um driver" você deverá localizar um arquivo com extensão ".inf". No caso, se for o driver para o sata Asus A7v600-x, o arquivo seria "Viamraid.inf". Isso caso você estivesse inserindo o driver SATA no CD e sua placa fosse uma Asus A7v600-x. Nesse exemplo, o driver seria composto por 3 arquivos "viamraid.cat, Viamraid.inf e viamraid.sys";
No nosso exemplo não é esse tipo de placa e foi escolhido a opção "Pasta com vários drivers";
Escolhida essa opção, você deverá localizar a pasta onde estão os seus drivers

Imagem 11 Clique Para Visualizar

14. Depois de ter localizado a pasta onde estão os drivers, clique no botão OK;

Imagem 12 Clique Para Visualizar

15. Você deverá selecionar os drivers que deseja instalar e clicar em OK;

Imagem 13 Clique Para Visualizar

16. As informações sobre o fabricante hardware correspondente ao Driver será mostrado na tela seguinte;

Imagem 14 Clique Para Visualizar

17. Clique no botão PRÓXIMO e a próxima tela se abrirá perguntando se deseja Iniciar o processo. Clique em SIM;

Imagem 15 Clique Para Visualizar

18. Acompanhe o processo de integração do(s) driver(s);

Imagem 16 Clique Para Visualizar

19. Depois da finalização da integração do(s) driver(s), se você clicar no botão PRÓXIMO verá a tela final;

Imagem 17 Clique Para Visualizar

Imagem 18 Clique Para Visualizar

20. Mas note que faltou um detalhe, a criação da Imagem do CD (ISO); Basta clicar no botão VOLTAR e terá acesso a seguinte tela:

Imagem 19 Clique Para Visualizar

21. Nesta tela você poderá digitar o Nome da ISO (aquele nome interno que fica escrito na unidade de CD quando este é inserido), também chamado Label da ISO.
Nesta tela você também poderá escoher se quer gravar imediatamente o CD, gravar uma imagem já existente ou Criar a imagem e salvar no HD... No nosso exemplo foi escolhida a opção Criar Imagem... Para isso, basta clicar no botão CRIAR ISO, no canto direito da tela. Você então deverá escolher um local para salvar a imagem;

Imagem 20 Clique Para Visualizar

22. Feito isso, o processo de criação da imagem terá início;

Imagem 21 Clique Para Visualizar

23. Aguarde o final do processo;

Imagem 22 Clique Para Visualizar

24. Finalizado o processo de criação da Imagem ISO, você verá no campo "Informação", no canto inferior esquerdo, que ela for criada com sucesso. Clique no botão PRÓXIMO;

Imagem 23 Clique Para Visualizar

25. você verá a tela final do programa;

Imagem 24 Clique Para Visualizar

26. Clique no botão FINALIZAR;

Imagem 25 Clique Para Visualizar

Pronto! Agora é só gravar a imagem iso, quando desejar, conforme escrito Aqui!

43 Comentários:

Unknown disse...

vi isso daqui peixada eu baixei o xp e colokei no pen drive e fui testando com dvd regravavel ate chegar no 5 dvd com istalaçao 100% automatizada sem por nome de usuario serial horario de brasilia tirei todos idiomas tirei os jogos de damas ele ficou com 400mb e a formataçao dura 20 minutos isso me agradou muito programa eficiente so 1 coisa nao fucionou e a resoluçao da tela botei para 1024x768 e ela nao ficou assim em todos os testes dos 5 dvd a resoluçao tinha de ajustar manualmente no final mas ja ajudou muito antes era 45 minutos ou mais e agora 20 minutos depois ta tudo istalado programa muito bom n lite

Shadow disse...

Sim, Marcos, é um excelente programa!

diego disse...

Muito obrigado pelo seu tutorial, queria saber como faço pois baixei meu winxp so veio no formato winrar não gera a imagem, ai quando gravo no cd ele não dar boot poderia me ensinar como faço para gravar desta forma

Shadow disse...

Diego, você deve ter descompactado a imagem ISO com o WinRar.
Não há Sistemas Operacionais aqui no formato do WinRar.
Quando você descompactou as partes, a Imagem do CD estaria na pasta Extraída.
A pasta extraída conterá um arquivo maior, essa é a imagem .iso... O WinRar costuma associar esse tipo de arquivo e isso faz com que muitos usuário, descompacte a imagem.
Foi isso que você deve ter feito.
Caso queira desmarcar no WinRar a opção de integração da imagem ISO. Abra o mesmo e vá em OPÇÕES/CONFIGURAÇÕES... Na aba INTEGRAÇÃO, desmarque ASSOCIAR WINRAR com ISO.
Quem baixa imagem de CD ou DVD e tem as versões mais antigas do WinRar se confunde muito, pois o programa já associa sem perguntar. Nas versões mais novas ela não é marcada por padrão.

- Grave a Imagem ISO da forma descrita aqui:

http://minadedownload.blogspot.com/2009/02/como-gravar-imagem-iso-nrg-e-outras-em.html

Todos os Sistemas Operacionais postados aqui vem no formato ISO.

diego disse...

Bom dia shadow, Obrigado pela sua atenção fico muito agradecido pela sua ajuda um grande abraço e fique com deus

Shadow disse...

De nada, Diego, Volte Sempre!

Bruno Marques disse...

na pasta que contem os drives não tem o arquivo .if que o nLite exige. Alguém sabe me dizer a provável causa disso?? Por gentileza.
Obrigado

Unknown disse...

Caro Shadow,

Excelente tutorial não só pela farta transmissão de conhecimento como também pela maneira simples e didática de fazê-lo. Parabéns!

Cheguei ao seu blog ao procurar ajuda para instalar o Windows XP SP2 32 bits em um Notebook HP DV5 1125, AMD Turion, 64 bits, HTS543225L9A3 SCSI disk driver. Ainda não consegui fazê-lo. Continuo recebendo a famigerada tela azul. Caso possível, peço-lhe a gentileza de me ensinar como. Se o problema for driver, favor me indicar qual e como consegui-lo -preferencialmente como extraí-lo da própria máquina. Ficarei muito grato.

Antecipo agradecimentos.

Atenciosamente,

Joao Batista (joaobatistavip@gmail.com)

Shadow disse...

Bruno, você pode instalar os drivers indicando o arquivo inf e a pasta também, basta escolher esta opção no nLite. Veja a "Imagem 10" do tutorial.

Shadow disse...

Muito Obrigado, João Batista!
Aconselho que você veja esse outro tutorial do blog:

http://minadedownload.blogspot.com/2009/03/solucoes-para-instalacao-do-windows-xp.html

equiLiBriun disse...

Cara vou te dizer esse tuto ficou perfeito, muito obrigado por sua atenção ajudo meu problema com note paks...
abração

Shadow disse...

Obrigado, EquiLiBriun! Volte Sempre!

Unknown disse...

Como faço se os drives forem arquivos executáveis, ou seja .exe?

ASSISTÊNCIA REMOTA disse...

irmão... este é um dos melhores tutoriais que ja vi... parabéns..

Unknown disse...

muito bom valeu mesmo 100%

Wekkyy disse...

Caro shadow.
Como eu instalo o nlite pelo setup?

lgsg disse...

Salve! Esses drives, são exatamente de quais componentes do pc? Pelo nlite dá para inserir no CD programas já instalados na máquina?
Abraços.

Unknown disse...

Ola Amigo! Primeiro obrigado pelo conteudo disponibilizado, mto bom mesmo, parabens. Segui seus tutoriais certinho, td perfeito, mas não tem capeta q faça reconhecer o SATA do meu HP dv2760br, tentei de td já e não consigo nem a pau. Será q alguém aí tem alguma idéia? Ficaria mto agradecido, pois tenho um conhecimento basico de informatica e não queria colocar meu note na mão de um estranho sendo q sei como fazer a coisa, agora ta mto dificil neste caso, obrigado.

Rovilson

Bikes n' Girls disse...

Olá amigos gostaria de um tutorial ou dicas de como adicionar programas como o Nero, Office e anti-virus no cd do winxp, para que os mesmos sejam automaticamente instalados. Agradeço desde já. Contatos: crismb75@hotmail.com

MarceloBrandao disse...

Parabéns pelo site e pelos tutoriais disponibilizados aqui.
Fiz uma pesquisa no google e já acrescentei esse site ao meus favoritos, show de bola.
Abraços

Maurício D. disse...

bom dia, por favor me ajudem tenho um notbook hp pavilion dv2940br veio com o vista. Ñ consigo encontrar o drive do hd q é sata-2 (FUJITSU MHZ2160BH G2 )
Número de série K616T872LWW2
Já fiz td o q foi ensinado aqui no blog, mas ñ consegui o drive por favor me ajudem, estam me cobrando 200,00 pra formatar ele pra mim mas mal estou conseguindo pagar as prest... ta muito fera quem poder me ajudar agradeço des de já Deus os abençoe. E para bens para o criador do blog excelente seu blog vc esta de parabens msm.
Meu e-mail: mauriciod.filho@hotmail.com

Bella disse...

Será que vc saberia me dizer qual driver de integração eu preciso para minha placa Intel DG41TY ? - Já rodei a net e o site do fabricante mas não consigo achar :(

Reinaldo Luiz disse...

Parabens, vc tem um dom de espelhar bem em tudo que vc faz, continue sempre assim, ajudando as pessoas, vc é da paz, fique com Deus.

Ghosturbo disse...

Cara, muito legal esse tutorial, foi uma mão na roda para mim. Deu certinho.

Unknown disse...

posso refazer o cd do windows 7?

Unknown disse...

Olá...
Gostária de formatar o meu notebook mas não estou encontrando o driver do hd q é (WD1200BEVS)
Enhanced IDE 5400RPM sata

Vc por acaso poderia me ajudar???
Por favor!!!!

Ah mto bom o blog, está de parabens!!!!!!!

Unknown disse...

Desculpe a pergunta, mas como que eu posso saber qual driver irei integrar na ISO?

O meu HD é o SATA II WD 1600 AAJS

Unknown disse...

Olá Boa tarde kra é ki tô kum note da compaq e ele fik dandu tela azu quando vô formatar pro xp ele veiu kum vista. Bom li um tutorial aki dizendu ki devu inserir o driver sata pra xp no cd do mesmu mas baixai aki e o driver veiu em formato exe e num consigu inserir no nlite... como façu???

Unknown disse...

Cara eu tenho um note da HP o Pavilion DV5-1240Br nao to conseguindo intalar, jah baixei varios dvd do XP Sata, gravei uns 7 diferentes e toda vez depois que ele tah carregando (jah no boot) a tela fica preta depois aparece a mensagem de tela azul dizendo que houve um erro e que o windows foi desligado para evitar danos. sabe como resolvo isso? Help me please! Ah mais um deltalhe, fiz conforme o tutorial seu usando um XP SP2 Original, mesmo assim, foi uma midia em vão.

Loki disse...

Já estou animado, coloquei todos os drivers que eu tinha nos cds da placa mãe... totalmente personalizado pra minha atual maquina e com os drives da web e dos perifericos adcionais que eu uso... Perfeito... VLW pelo tutorial!!!

Unknown disse...

tenho um compaq cq61 nao achei o driver sata dele, no site da hp so tem driver d rede wireless, e modem =\

Unknown disse...

Jackie, os drivers que vc necessita estao neste link, forncido pela intel pra o meu notebook i268 intelbras:http://www.intelbras.com.br/drivers/Notebook/ECS-A40i/XP/Sata.zip

Unknown disse...

Parabéns pelo tutorial já fazia 3 dias que eu tentava instalar o xp no meu netbook philco mas o xp não encontrava o hd sata graças ao tutorial já instalei o xp

Edmilson Britto de Almeida disse...

Lembrando que existe opções na qual alguns softwares não oferecem para incluir algum driver na inicialização da instalação. é nescessario a ajuda de algum outro tipo de software para incluir seu driver no windows, o NLite não faz isso com alguns drivers sata.

Anônimo disse...

Que blog excelente. O tutorial é ótimo, porém, me surgiu uma dúvida, BAIXEI OS DRIVERS SATA NO SITE QUE VC SUGERIU. VEIO COMPACTADO, VÁRIAS PASTAS COM DIVERSOS DRIVERS, NO NLITE EU POSSO INSERIR TODAS AS PASTAS OU TENHO DE ABRIR CADA UMA E INSERIR OS ARQUIVOS.INF? E O QUE É CADA SIGLA QUE NOMEIA AS PASTAS? OBRIGADO POR QUEM ME AJUDAR

Loupes disse...

so funciona no cd? porque no pen não funcionou deu erro fatal.

zimbu20 disse...

Gostaria de saber a resposta da pergunda de Marx sobre a gravação de drivers .exe

Anônimo disse...

MARS e ZIMBU20, vc pode extrair os arquivos do .EXE através do winzip, winrar ou outro compacrador.

Anônimo disse...

MARS e ZIMBU20, vc pode extrair os arquivos do .EXE através do winzip, winrar ou outro compactador. Usei o winrar e funcionou.

@ishiharadiaz disse...

Tentei juntar como o Windows Xp mas nao consegui, (fiquei em duvida se era "criar uma imagem"ou"gravar no cd"). Eu coloquei no dvd mas nao pegou.

@ishiharadiaz disse...

Tem como inserir o driver no Windows 7?

Unknown disse...

Muito obrigado Shadow muito útil o seu tutorial, vc me resolveu um problemão que estava tendo com um not STI HD Sata pra formatar o sistema obrigado mano.

Almerio Quadros disse...

Amigo to com um problemão aqui com um sony vaio já peguei os drives e tudo, faço tudo bonitinho como manda o figurino quando chega na parte de inserir drivers eu seleciono pasta mas não aparece nada o que tá acontecendo?
E não tem como dá ok.
Onde tô errando?
Um abraço e ótimo tuto, gostei, mas me salva!!!!!!

Postar um comentário

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos programas ou assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

PÁGINA INICIAL | RESULTADO DAS ENQUETES