HOME | RESULTADO DAS ENQUETES | VOTE NA NOSSA ENQUETE

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Como Gravar Imagem ISO, NRG e Outras em CD ou DVD

Muita gente não sabe como Gravar uma imagem ISO (Espécie de CD ou DVD virtual para ser transportado pela net, já que com a mídia física é impossível).
Uma imagem de CD ou DVD, seja qual for, ISO, NRG,CUE, MDF, etc, é uma cópia fidelíssima de uma mídia. Por exemplo, se você tem um CD ou DVD bootável do Windows e quer fazer uma cópia e deixar a imagem guardada no seu PC, caso não tenha a mídia,
essa imagem é uma cópia sem nenhuma alteração, pois ela conterá todos os arquivos do CD ou DVD, além de informações que permitem gerar uma cópia fiel.
Um dos formatos de mais comuns e mais usados nesse sentido, é o ISO (existem outros formatos de imagem de CD/DVD).
Praticamente todos os programas que gravam CD ou DVD também gravam arquivos no formato .iso.
Se uma imagem ISO tem o tamanho máximo de 700 MB é de CD, se tem de 700 MB até 4,70 é de DVD.
O nero, por exemplo, possui a opção GRAVAR IMAGEM NO DISCO.
O WinRar pode descompactar uma imagem ISO e isso gera muita confusão, pois muitos fazem isso, quando se trata de Sistema Operacional, depois gravam os arquivos como Dados e o CD ou DVD perde as informações de Boot.
Vamos supor que você baixe o Linux Kurumin que é um Sistema Operacional que pode rodar através do CD, sem necessitar instalação.
Ele vem no formato ISO. Se você descompactar ou gravar a imagem como DADOS, ele não carregará, pois o mesmo irá perder as informações de boot.
Se gravar corretamente, conforme explico abaixo, esse problema não ocorrerá.

Vejam como gravar corretamente uma Imagem ISO ou outro formato qualquer usando o Nero ou UltraISO:

Clique nos links para visualizar as imagens passo a passo!

Obs.: Neste exemplo, foi usado o Nero versão 6.6, mas as versões posteriores têm a mesma opção. Você verá também como gravar usando o UltraISO.

1 - Abra o Nero e procure pela opção "Gravar Imagem no Disco":

Clique Aqui Para Visualizar!

2 - Clique na opção "Gravar Imagem no Disco" e uma tela se abrirá. Localize a imagem de CD/DVD que deseja gravar, caso esteja dentro de uma subpasta, basta abri-la:

Clique Aqui Para Visualizar!

3 - Dê um Clique Duplo na imagem localizada:

Clique Aqui Para Visualizar!

4 - Siga as intruções:

Clique Aqui Para Visualizar!

5 - Depois do passo anterior a tela de gravação se abrirá para que seja escolhida a velocidade de gravação e selecionado o drive (caso possua mais de um)onde está a mídia. Feito isso, basta clicar no botão "Avançar" e esperar o final da gravação:

Clique Aqui Para Visualizar!

Muito Simples!

Veja agora como gravar usando o UltraISO:

1 - Abra o UltraISO e vá no Menu "Ferramentas":

Clique Aqui Para Visualizar!

2 - Escolha a opção "Gravar Imagem em CD/DVD...":

Clique Aqui Para Visualizar!

3 - Verifique se a mídia está no drive que aparece (caso possua mais de um) e escolha a velocidade de gravação:

Clique Aqui Para Visualizar!

4 - Localize a imagem do CD/DVD, clicando no botão com 3 pontinhos:

Clique Aqui Para Visualizar!

5 - Localizada a imagem, clique duplamente nela:

Clique Aqui Para Visualizar!

6 - Localizada a ISO e escolhida a velocidade da gravação, basta clicar no botão "Gravar":

Clique Aqui Para Visualizar!

7 - Agora é só esperar o final do processo de gravação e Pronto!

Caso queira baixar o UltraISO, clique AQUI!

Nota: O ícone da ISO das imagens usadas como ilustração está em forma de um CD na cor marrom porque no PC em que foi feito o tutorial está instalado o UltraISO, e este permite associar imagem ISO a ele. Caso você não tenha um programa para manipular esse tipo de arquivo o seu ícone vai aparecer sem cor, mas isso não tem problema nenhum. O importante é gravar da forma como está explicado.

44 Comentários:

araguainamam disse...

voçe so falta por mingau na boca dos visitantes agora shadow voçe nao consegue o anti virus mcafee ? nao tem serial para ele como tem para o kis kav e nod 32 conhece algum site que distribui keys do mca fee

Shadow disse...

Tive que fazer isso porque o pessoal faz uma confusão danada e depois posta um comentário falando que o Sistema não dá boot. Muitos não sabem nem descompactar um arquivo, muito menos sabem o que é imagem de CD ou DVD, e se aventuram a instalar Sistema Operacional.
Já teve gente que gravou as partes compactadas com o WinRar direto no CD e quer instalar assim.
Se encontrar algo do McAfee dou um toque.

Unknown disse...

TENHO UMA DÚVIDA BAIXEI UM DVD e o arquivo veio dividido em vários .iso como faço p/ juntar td isso e gravar?

Shadow disse...

Várias ISOs? Não é uma única iso que foi dividida com o "hjsplit"?
Mais ou menos assim: Arquivo.001, Arquivo.002, Arquivo.003...
Eu teria saber do que se trata para orientá-lo melhor. Se for alguma curso ou outra coisa qualquer que é composto de vários CDs (Várias imagens ISO} vai depender muito... Pode dar ou não dar, depende da dependência da label da imagem. Pode me informar do que se trata? Você tem que me fornecer mais detalhes.

Unknown disse...

cara valew mesmo XD eu tava com uma duvida mais vc mim tirou ela ^^ abraço e continue assim vc esta de parabens

Unknown disse...

Consegui fazer o cd..

Mas quando eu coloco o cd na unidade de cd.. aparace um nome assim...

XPMHOEM_BR (D:)

E fiquei com umas duvidas..

Sei que OEM é uma licença própria para cada micro..

Se eu tivesse uma licença FPP.. destas de caixa.. poderia usar a licença usando este cd??

Ou este nome "XPMHOEM" não tem nada a ver ??

E pesso que consiga o XP Starter.. pois gostaria de fazer o download dele.. tenho um micro com licença OEM do Starter.. mas não tenho o CD...

Desde já agradeço pela ajuda..

Shadow disse...

Fernanda, o "XPMHOEM_BR" na unidade é apenas a Label do CD (Nome interno do arquivo), não influencia em nada e você pode usar uma licença da versão FPP (Full Packaged Product), ou seja, Produto Embalado.
Se o CD for de uma versão OEM e não solicitar serial durante a instalação, e caso haja problema na ativação por não reconhecer a configuração de Hardware, você pode usar o Keyfinder para trocar o serial.
Vai ser difícil conseguir o XP Starter, pois é uma versão muito pobre em recursos e ela foi feita para ser vendida baratinho aos países mais pobres com a finalidade de democratizar a informática ou tentar combater a pirataria.
Mas é um Sistema bem reduzido e limitado.
Você não tem o CD de Restauração de fábrica?
Tente solicitar junto ao fabricante, consiga de um amigo ou compre pelo "Mercado Livre".
Mas eu recomendaria que esquecesse o Starter e baixasse o Windows XP Professional SP2 PT-BR + CD-KEY Original postado aqui:

http://minadedownload.blogspot.com/2008/10/windows-xp-professional-sp2-pt-br-cd.html

No blog também está a versão Home.

O problema de versões OEM é que muitas vezes os fabricantes de PC inserem softwares triais como antivírus ou outros que em nada nos ajuda, mas não tem diferença da versão Retail.

Cris Flowers disse...

Pleeeeasee . . .Baixei um jogo em iso so que veio em 13 partes(part1, part2,part3) Coomo faço pra gravar no dvd pra rodar no playstation 2??

Unknown disse...

Olá, favor informar como faço para gravar em um único DVD-R 3 ISOs que baixei de um curso de inglês, a 1ª ISO com 1,2GB(Básico) , a 2ª com 1,5GB(Intermediário) e a 3ª com 1.8GB(Avançado), sem ter que gastar uma mídia para cada ISO. Obrigado

Unknown disse...

Olá, baixei uma SO xp sp3 já com ativação incluida esse download veio dividido em 6 partes..ex part 01 02 e assim sucessivamente estão compactadas em winrar... como faço para criar um cd botável com o nero preciso descompactar antes ou qdo for gravar imagem no nero eu indico o arquivo compactado e ele mesmo descompacta e grava? o arquivo é ISO...agradeço se puder me explicar pelo seu tutorial acima entendi a diferença de gravar para boot mas não sei quanto a descompactar primeiro ou mandar gravar compactado e se o nero reconhece o arquivo winrar para gravar ISO?...

Unknown disse...

Reiterando minha pergunta percebi na visualização das imagens do passo a passo postado por voce que dentro da pasta esta uma imagem sp2 com extensão em iso como se ela já estivesse descompactada...já o meu arquivo esta ainda compactado pelo winrar e dividido em partes é justamente isso que quero saber como chegar ao arquivo iso descompactado como voce demonstra no seu tutorial, ou seja, devo primeiro descompactar do winrar e como faço isso? tem algum programa específico? mas se eu descompactar ele não perde o boot? desculpe tanta perguntas mas acho que é normal para quem nunca trabalhou com arquivo ISO...aguardo sua resposta

JOSÉ RIBEIRO disse...

amigo esse sistena ainda fuciona abraço fss

rdmoraes disse...

baixei um curso em 2 partes, descompactei e depois jun tes com o hjstplit. agora tenha 30 imagaens iso. como grava-las em um so disco?

Unknown disse...

Shadow eu queria o crack do show do milhão aonde eu poderia achar?



Por favor mim ajudar ai Fas isso por mim!

Unknown disse...

fiz pelos 2 modos e apenas queimou o cd e não gravou nada.baixei pelo emule o sp3 como imagem de cd.se puder me ajudar agradeço.machado canoas rs

CDZTeam disse...

Obrigado Shadow Vc Mim Ajudou Muito

Desejo Muita Sorte pra Vc Que Seu Blog

cressa Muito i Que Deus te abesoi

Unknown disse...

Quero agradecer pela excelente explicação de gravação da imagem iso exclareceu minhas duvidas obrigado e continue assim.

Unknown disse...

Kra eu tenho uma dúvida: eu baixo os arquivos normalmente ai junto as partes com o WinRar... pergunta tenho que descompactar de novo, ou ja gravo direto o arquivo criado?

Unknown disse...

Ei alguém me responde por favor... depois que baixar as partes do download e juntá-las com o WinRar ja mando para o cd ou descompacto outra vez...?

Anônimo disse...

E possivel utilizar um cd ou dvd que ja contenha uma secao aberta e nao finalizada mas que possua espaco para gravar o iso?

Will III disse...

Valeu tudo muito bom, tudo muito ótimo, mas você esqueceu de algo primordial. Se você mesmo diz que muitas pessoas não sabem gravar .ISO, significa que na hora da extração pelo Winrar elas fazem errado. Se você diz isso, porque não explicou? *detalhe.

Simples eu explicarei: É só você ir no arquivo clicar com o direito ou se quiser ir no próprio programa e clicar em "extrair" para pasta que deseja, ou clicar com o direito e depois clicar em "extrair aqui" e depois só seguir o tutorial, mas algumas pessoas tbm não sabem, pois a velocidade de gravação influência demais, e acho que 32x não é muito boa, pois deixa a velocidade de giro "32bit/64bit" rapida ou lenta, dependendo da sua catch e processador. então pensem bem antes de por uma velocidade, normalmente quando mais baixa for, melhor a rotação de giro fica.

abraço!

Unknown disse...

Shadow qual velocidade devo gravar usando o ultaiso

Unknown disse...

Joaze disse...
TENHO UMA DÚVIDA BAIXEI UM DVD e o arquivo veio dividido em vários .iso como faço p/ juntar td isso e gravar?
Mais ou menos assim: Arquivo.001, Arquivo.002, Arquivo.003...

Jogos CX disse...

geison:fiz tudo certinho a partir do nlite até o nero mas quando coloquei o cd e reiciei o notbook fala bot not found, não dava certo, e o pc ligava, o que que eu faço?

RAFAEL disse...

Bem eu gostaria de saber como eu faço para instalar o pes 2010, pq ele esta no formato iso e eu não consigo instalá-lo, se tiver alguma forma d queimar a imagem sem precisar gravar em um cd ou dvd eu agradeço, aguardo respostas rapidamente!!!

Unknown disse...

Melhor tutorial de como gravar imagem iso que já vi. Execelente! Obrigada.

Unknown disse...

OW bosta, se o iso está compactado como conseguirei gravar a merda sem descompactar?

DLoading disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DLoading disse...

aee galera ta com dificudade ai vai link com uma iso ja com drive compactado

http://www.megaupload.com/?d=6GX1FGQO

Unknown disse...

Olá, Baixei um game pra PS2 que veio em 12 arquios do Winrar com as imagens inseridas nele, ou seja, part1, part2...Quero saber como faço pra juntar todas num DVD só para que seja possivel rodar no console do ps2.
Obrigado

Unknown disse...

vc pega todas as parte do seu jogo
extrai e vai aparecer uma imagem iso
daíé so gravar!!!!!!!!!!!
:)

Unknown disse...

Affs eu baixei as 6 partes e nao to conseguimdo junta-las
São tudo do mesmo formato oque eu faço affs
tenho que extrair 1 só e Gravar ?

Unknown disse...

Olaa... td bem?
por favor me ajudem... tenho o nero 10 aqui e preciso gravar um DVD,mas q rode no aparelho, baixei varios filmes e não consigo passa-los pro DVD, meu not ta super carregado ja... Por favor me ajudem
=/

Unknown disse...

Bom dia!
Baixei o curso de Inglês BBC English Plus Interactive, são 30 cds em formato ISO totalizando 2,84 GB. Gostaria de saber se tem como gravar todos em um único dvd?

Daniel disse...

Para juntar varias partes use HJsplit!!

Unknown disse...

Me ajudou
Obrigada

Unknown disse...

Olha muitíssimo obrigada ótimo tutorial mega bem explicado!Continue assim!!!Realmente muito útil.

Unknown disse...

como gravar 4 imagens iso em um dvd
por exemplo o diablo II + a expansão

José disse...

Parabéns Shadow!!!
Tudo está muito bem explicado!
Qualquer pessoa que leia o tutorial de como gravar Cd's ou DVD's de imagens ISO vai obter sucesso, aliás, tanto este tutorial quanto o de uso do nLite são muito bons!!!
Muito agradecido!
Felicidades para você Light, digo, Shadow!!!

Unknown disse...

Obrigado!!!
Só aqui que eu consegui resolver meu problema!!!
Par5abéns!!!

Anônimo disse...

bah tchê, gostei de suas informações, foi de muito útil para mim. valeu cara.

globo disse...

Quando vou gravar imagens no DVD OU CD NO UltraIso aparece unidade não pode ser aberta

Alguém pode por favor me ajudar?

globo disse...

Quando vou gravar imagens no DVD OU CD NO UltraIso aparece unidade não pode ser aberta

Alguém pode por favor me ajudar?

charles brown disse...

baixei o jogo,mais, ñ sei o que é uma imagem iso e tb,nem sei onde encontrá-la. o que devo fazer? muito obrigado...

Postar um comentário

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos programas ou assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

PÁGINA INICIAL | RESULTADO DAS ENQUETES