HOME | RESULTADO DAS ENQUETES | VOTE NA NOSSA ENQUETE

segunda-feira, 16 de março de 2009

Soluções para instalação do Windows XP em HD SATA

Trago aqui algumas soluções para HD SATA não reconhecido durante instalação do Windows XP.
O Windows XP pode ter ou não Drivers nativos que possibilitem sua instalação em computadores com HD SATA (Serial ATA).
Usando-se um CD do Windows XP com o SP3 incorporado, a chance desse tipo de HD ser reconhecido é muito maior, pois na época do SP1 ou SP2 a tecnologia SATA ainda era recente. E como o SP3 é um pacote de atualização lançado há pouco, pode-se ter a sorte desse tipo de driver estar incorporado. Mas naturalmente, muitos usuários tem problemas, mesmo usando um CD do Windows XP com Service Pack 3. Qual é a lógica disso? Isso se deve ao fato de haver inúmeros fabricantes e inúmeros tipos de Placas-mãe.
Aqui mesmo no Blog há um CD do Windows XP SP3 com inúmeros drivers SATA inseridos.
Confira clicando Aqui!
Também usando esse CD, ainda há a chance do seu driver não estar incluso.
Nesse caso, você pode usar estes métodos:

1. Recorrer ao nLite e incorporar o seu próprio driver Sata ao seu CD de instalação do Windows XP.
Basta procurar os drivers da controladora SATA do seu desktop ou notebook no CD dos Drivers que veio junto ao PC ou na página de Download do fabricante do Seu PC ou do fabricante do chipset da placa-mãe.
O Driver Sata, geralmente tem menos de 500 KB de tamanho e pode ter o nome de AHCI, Matrix Storage, Mass Storage ou RAID. Normalmente compostos de 3, 4 ou 5 arquivos (.INF, .CAT, .SYS). Alguns podem chegar ou passar de 1 MB de tamanho e ter também algumas dlls e arquivo .exe. Mas não ultrapassarão 1,44 MB que é o tamanho máximo que um Disquete comporta.
Em alguns casos, o fabricante disponibiliza o driver em imagem de disquete (.IMA) para ser gravado diretamente nesse tipo de mídia. Mas como Drive de Disquete já é algo ultrapassado, e geralmente ausente em PCs modernos, pode-se usar o UltraISO para extraí-los do arquivo .IMA, e, posteriormente integrá-lo ao CD do Windows XP com a ajuda do nLite.

2. Outro método que se pode tentar, é desabilitar o suporte SATA nativo e fazê-lo "fingir" que é um Parallel Ata (PATA)
ou IDE, como se costuma chamar esse tipo de HD. Naturalmente tem de haver essa opção na Bios. Em alguns PCs essa opção vem com o nome de AHCI. Devido aos inúmeros modelos, fica inviável enumerá-las. Na hipótese desse método funcionar, seria interessante habilitar novamente o Suporte SATA depois da instalação bem-sucedida do XP, pois caso não faça isso, o desempenho do Seu HD pode ficar comprometido.
Quem possui um Notebook ou Desktop com placa-mãe Intel pode tentar entrar no Setup e ir na aba Info para verificar a versão da Bios que deve ser a 1.12, caso seja essa versão, é só ir em "Advanced", e na Opção "C3 Function" Alterar para "Enabled".

3. Quem já tentou, em vão, o método acima,ou seja, não encontrou a opção de desabilitar temporariamente o suporte SATA nativo, ou não achou o driver no site do fabricante ou do Chipset da sua placa para integrá-lo com o nLite, pode ainda baixar um pacote de drivers Aqui!
O arquivo está em formato 7Z e o tamanho é de 5,58 MB compactado e 32,10 MB descompactado. Você também poderá baixá-lo Aqui! (Formato: 7Z Tamanho Compactado: 6,05 MB).
Para descompactar arquivo no formato 7Z use o WinRar.
Caso queira o pacote de driver no formato Zip (Tamanho: 15 MB), clique Aqui! para baixá-lo.
Esse pacote vem com quase 150 Drivers e há uma grande chance do seu estar presente.
Para integrá-lo ao CD do seu Windows XP, veja Aqui! o tutorial.

Resumindo tudo, você só pode instalar o Windows XP num HD SATA dessa maneira:

- Usar um Windows XP com SP2 ou SP3 integrado e ter a sorte do seu driver genérico estar incluído;
- Baixar da net um CD com outros Drivers incluídos e também ter a sorte do seu estar nele;
- Integrar você mesmo o seu driver com a ajuda do nLite ou gravá-lo num Disquete, caso eu PC possua Floppy Disk;
- Desabilitar o suporte SATA na Bios, caso esta ofereça esse recurso;
- Baixar o pacote de Drivers do link acima e também integrá-lo com o nLite;
- Usar um PC com HD PATA. Nesse caso você instala o Windows XP sem precisar de nenhum driver adicional.

Infelizmente, por enquanto, é só isso que podemos fazer, e, em alguns casos seu PC pode não ter a opção de desabilitar o Suporte SATA pela Bios e nem o fabricante dispor de drivers SATA para Windows XP (alguns fabricantes não mais desenvolvem drivers para esse Sistema Operacional). Sendo assim, você terá que esquecer o Windows XP e instalar o Window Vista mesmo, pois esse reconhece qualquer HD SATA, ou então adquirir um PC com HD IDE (PATA), o que vai ser difícil de se encontrar no mercado, pois a maioria só vem com esse tipo de HD. Nesse caso, só recorrendo a terceiros.

Para baixar o nLite, clique Aqui!

40 Comentários:

diego disse...

Muito obrigado pelo seu tutorial, queria saber como faço pois baixei meu winxp so veio no formato winrar eu descompacto e não gera a imagem, só gera os arquivos e as pastas ai quando gravo no cd ele não dar boot poderia me ensinar como faço para gravar desta forma

Shadow disse...

Diego, você deve ter descompactado a imagem ISO com o WinRar. Quando você descompactou as partes, a Imagem do CD estaria na pasta Extraída.
A pasta extraída conterá um arquivo maior, essa é a imagem .iso... O WinRar costuma associar esse tipo de arquivo e isso faz com que muitos usuário, descompacte a imagem.
Foi isso que você deve ter feito.
Caso queira desmarcar no WinRar a opção de integração da imagem ISO. Abra o mesmo e vá em OPÇÕES/CONFIGURAÇÕES... Na aba INTEGRAÇÃO, desmarque ASSOCIAR WINRAR com ISO.
Quem baixa imagem de CD ou DVD e tem as versões mais antigas do WinRar se confunde muito, pois o programa já associa sem perguntar. Nas versões mais novas ela não é marcada por padrão.

- Grave a Imagem ISO da forma descrita aqui:

http://minadedownload.blogspot.com/2009/02/como-gravar-imagem-iso-nrg-e-outras-em.html

Todos os Sistemas Operacionais postados aqui vem no formato ISO.

Unknown disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

o cara ainda gravou

Shadow disse...

Pois é, Marcos, muitos não entendem nada de imagem de CD ou DVD e outros não sabem nem descompactar um arquivo. Nem configura o Sistema para exibir as extensões. E ainda querem instalar um Sistema Operacional.
Já respondi a essa dúvida centenas de vezes.
Eles descompactam e gravam como Dados e querem que o Sistema dê boot.
Deveriam se informar mais.

Unknown disse...

voçe ganha dinheiro com seu blog o só faz favor para as pessoas mesmo ?

Unknown disse...

nao vou istalar mais o xp aqui o vista tem muitas coisas que o xp nao tem e esta veloz com os programas ele formata o hd ele salva as fotos ja em jpg ele pra mim e melhor que o xp olha minha area de trabalho com esses programas ai ficou bem rapido esta muito otimo obrigadu mina de dowload valeu fera http://img19.imageshack.us/my.php?image=73561328.jpg

Shadow disse...

Por enquanto ainda não ganhei um só centavo com o Blog, Marcos, ao contrário, eu pago meu tempo e minha energia elétrica.
Futuramente espero ganhar alguns trocados, senão fica difícil pra mim!

Shadow disse...

Seu Windows Vista ficou legal!
Depois se quiser passe os seriais das versões do Vista que dá para ativar, para a turma que não está conseguindo fazê-lo através do crack. Se quiser e puder, claro!

Unknown disse...

Valeu Shadow, deu tudo certo na extração do arquivo de imagem. Não tinha ficado claro .
Obrigado.

Shadow disse...

Ok, Aristonio!

JuLu Moda Infantil disse...

Tentei instalar um xp em uma maquina com hd sata, o mesmo disse que não encontrou um determinado arquivo.
O Windows vista ja vem com esses drives de hd sata?

Jucinei.

Warley Fernandes disse...

Caro amigo, achei muito bom seu blog e gostaria se pudesse me ajudar com sua experiência...

Meu computador tem placa-mãe Gigabyte GA-945gcmx-s2 e o HD é Samsung HD0826j e é o meu problema é o seguinte: A placa não quer reconhecer o HD, assim as vezes reconhece ou não. Eu tinha formatado o pc, instalei o XP e usando ele as vezes trava do nada e é bem provavel que seja o problema da placa com o HD... eu reinicio o sistema e novamente vejo no setup o não reconhecimento do HD. E ai o que eu faço?

Unknown disse...

oi parabens pelo seu site muito bom mesmo, gostaria de saber como crio o cd depois de baixar as 3 partes do mesmo

Unknown disse...

adorei seu site achei coisa incriveis e que sao raras mais tenho uma pergunta apos baixar as partes dos arquivos sao 3 ao todo como junto as mesma para criar o cd meu email sucatacrtr@hotmail.com
ou sergiosalvador@ig.com.br
muito obrigado e parabens

Tio disse...

Baixei XP_Pro_SP3_PT-BR_SATA_EDITION , porem não consigo instala-lo no meu SATA, baixei e inclui os drivers raid de minha placa mãe pcchips goal3+ que é com chipset SiS 761GX e SiS965L
Até localiza o HD, porem não consegue formata-lo , alguma dica?

Anônimo disse...

oi parabens pelo seu site!! amigo tenho algumas duvidas e gostaria de sua ajuda se se possivél! olha eu tenho um notebook mirax pr 6050 de placa mãe: MSI MegaBook PR600 (MS-1637), chipset: Intel Crestline-GM GM965 e HD:SAMSUNG HM121HI, gostaria de saber se nesses link postado acima tem o drive sata necessito para adicionar no windows? Se não tiver, e se for possivel me ajude a encontrar, pois nao aguento mais fikar com esses vista no note...
Contato: vinybrazuca@hotmail.com

Anônimo disse...

Shadow vc nao tem esse arquivo: DriverPack_MassStorage_x86_v9.01_09 Jan 2009, com link do 4 share não? sabe pq pelo megaupload nao consigo baixar!!!

Unknown disse...

oi amigo! to com problemas meu pc tem dois hds um sata e um ide, mas o sata não quer acusar
como eu faso para instalar o windows xp nele, pois nao to conseguido mim ajude por favor...

obrigado.

Unknown disse...

oi vc tem o cd do windows xp com os drives satas ja integrado?

se tiver ele da para instala o windows xp no hd sata?

se tiver manada ai uai?

Junior disse...

Tipo tenho o cd do xp original, que ganhei do meu primo, meu pc é infinitamente melhor do que o qee ele usava quando comprou o pc que veio com o cd que ele me deu. mas o problema é que no meu pc fica lento igual uma tartaruga, as vezes tento formatar e da erro. com o windows vista meu pc fica uma beleza(em quesito de velocidade). mas nao gosto do vista . vc pode me explicar o que esta ocorrendo? sera que é porque o hd é sata?

guina disse...

esses arquivos winrar sata tem que descompactar ou pode colocar assim no nlite ?

Jonathan Lameira disse...

Caros amigos Em algumas Placas mães, mesmo que você tenha o windows XP SP3, na instalação não é reconhecido o HD SATA, va no setup e mude a configuração de seu SATA IDE para SATA RAID.

Roddy disse...

Muito bom!
Claro e objetivo.

Parabéns Brother!

Joison Produções disse...

por favor , me ajude tenho uma placa mae GA-945GCM-s2c gostaria que vc me desse o arquivo correto pra eu colocar no disquete,,,muito grat, em recompensa baixarei de tudo no seu blog

Unknown disse...

Ola!
Estou com problemas para instalar o w7 em um note hp1428ca,quando fui instalar acabei formatando a pasta de sistemy e mesmo nao tendo formatado o recouvery ele na esta instalando, pede um driver acredito q seja do hd ,tentei desisntalar no bios ,mas não é possivel !!!Alguem poderia me da uma ajuda?

gis disse...

Estou deseperada, meu hd e gravadora são sata 2, quando instalo o vista para poder funciona a gravação de cd, tenho que abaixar o driver sataraid e atualizar o driver la no gerenciador do dispositivo, ai funciona senao nao, nem copiar cd pro pc ele copia sem atualizar o driver, só que no xp não da certo, da problema no dvd, eu costumo usar o convertxtodvd 4, ele converte tudo mas na hora de grava dvd ele fica girando o dvd estraga o dvd e nao grava nada, ja tentei de tudo ja integrei o driver sata no cd de instalação do xp, ja fiz manualmente, mas nada de funcionar, agora o windows seven funciona certo, pena que nao tenho o crack dele se alguem poder me mandar por favor, mande no email gismion@hotmail.com, e peço ajuda para solucionar esse problema do xp, porque estou sem grana para levar na assistencia, meu pc é um AMD phenom x4 placa mae biostar, muito obrigado aguardo a resposta.

Eder disse...

òtimo tuto, me ajudou muito.
consegui instalar o xp desta vez enfim! lol
na bios alterei a opção "ahci mode" para "sata mode", desta forma o xp funfou de boa, depois de instalar tudo, xp, drivers da placa etc, fui fazer o recomendado, voltar a configuração para "ahci mode", porem o xp não inicia.

o que posso fazer agora?

muito obrigado!

Adriano Silva disse...

VAleu Garoto !! mandei a segunda opção ! foi show deu certo aki !! precisando de alguma coisa !

silva.s.adriano@hotmail.com

aritana disse...

gente eu baixei um xindows xp c/ supporte a hds sata no seguinte endereço...
http://www.megaupload.com/?d=BCSR4MOG

funcionou perfeitamente em meu notebook q ñ reconhecia o hd...

by: aritana brito

fffestas.blogspot.com disse...

Valeu meu camarada, eu estava a ponto de quebrar meu NetBook QBEX n450 pq num estava conseguindo desabilitar esse lamparão desse HD SATA, o nome dele estava como AHCI conforme vc informou no tópico 2, um abraço e valeu

Anônimo disse...

Que blog excelente. O tutorial é ótimo, porém, me surgiu uma dúvida, BAIXEI OS DRIVERS SATA NO SITE QUE VC SUGERIU. VEIO COMPACTADO, VÁRIAS PASTAS COM DIVERSOS DRIVERS, NO NLITE EU POSSO INSERIR TODAS AS PASTAS OU TENHO DE ABRIR CADA UMA E INSERIR OS ARQUIVOS.INF? E O QUE É CADA SIGLA QUE NOMEIA AS PASTAS? OBRIGADO POR QUEM ME AJUDAR

Edvaldo Szymonek disse...

Muito bom tutorial. Estava a uns dois dias tentando formatar e não conseguia, só mudei a opção "C3 Function" na BIOS e funcionou certinho.
Parabéns...

Carlos disse...

muito bom.

RLourenço disse...

Olá pessoal.Estou com dificuldades pra intalar o XP em um notebook Sempthoshiba, placa mãe intel, bios phoenix, dual core, Hd wdc wd3200bpvt-00zesto ata device ide .Só consigo instalar a partir do Vista.No xp, a instalação procede até certo ponto, aí é interrompida por uma mensagem de erro, tela azul, dizendo que o sistema foi desligado por proteção.Alguem pode me ajudar?Aguardo.Abraços

Circo Voador disse...

o link dos drives do megauupload nao abre. coloca em outro. no 4shared

Anônimo disse...

caramba nunca agradeci um site por uma informação antes mais realmente esse me ajudo!

kinkakola disse...

Nossa tutorial maravilhoso obrigada uhuuuu

Unknown disse...

Já gravei a imagem com ultra iso, com gravador do windows 7, com Power2go, com ImgBurner e em todos após gravar ou dá erro ou grava, mas o computador não reconhece... alguem pode ajudar? Grato...

Unknown disse...

Já gravei a imagem com ultra iso, com gravador do windows 7, com Power2go, com ImgBurner e em todos após gravar ou dá erro ou grava, mas o computador não reconhece... alguem pode ajudar? Grato...

Postar um comentário

- Favor não usar termos ofensivos ou palavras inadequadas;
- Evite o uso desnecessário e excessivo do "Internetês" ou abreviaturas;
- Seja claro e objetivo;
- Leia os comentários antes de postar perguntas repetidas ou já respondidas;
- Procure postar os comentários nas páginas dos respectivos programas ou assuntos;
- Elogios são bem-vindos, críticas e sugestões também.

PÁGINA INICIAL | RESULTADO DAS ENQUETES